Ler antes de navegar...

Olá!

Acabei de lançar as minhas últimas criações.

Se estás a ler isto, gostava que retivesses o seguinte:

Faço um esforço consciente para variar os tamanhos, mas nem sempre é possível — às vezes porque o tecido não permite.. Reforço o que tenho vindo a dizer: se não encontrares o teu tamanho neste drop, envia-me um e-mail (gritaserpins@gmail.com) com o modelo e o tamanho que querias. Quero mesmo que toda a gente se sinta incluída e não frustrada por não encontrar algo que lhe sirva.

Neste drop acrescentei em cada peça a informação sobre a sua origem. Quero que a GRITA seja o mais transparente possível.

Os preços da GRITA foram já revistos e são os preços justos considerando todos os custos envolvidos e o tempo necessário para cada peça de roupa.  Todos os tecidos (toalhas, cobertores etc) são procurados e comprados por mim a diferentes preços.  Alguns tecidos também estão em pior estado do que outros.. não te esqueças que há uma série de etapas, por vezes, bastante demoradas, antes de cortar e costurar (tirar nódoas, pôr a corar, branquear, disfarçar sinais de desgaste...). Se achas caro lembra-te que não estás a comprar um artigo feito em série mas sim uma peça exclusiva, que foi feita com tempo e tratada com todo o cuidado. Para além disto, todas as peças da GRITA são produtos artísticos.

Ao fazeres uma compra na GRITA estás a dar um empurrão a um pequeno negócio que começou por ser um passatempo mas que é já, praticamente, um trabalho a tempo inteiro. Quero com isto dizer que o teu contributo tem efetivamente impacto.

A GRITA é uma marca registada e é um produto artesanal certificado. 

Dúvidas sobre tamanhos ou outras estou aqui!

Obrigada!

Cristina

Sobre a Grita

Em 2021, aprendi a costurar, sem saber que isso ia mudar a minha vida. Três anos depois lancei a Grita. A Grita é uma marca de roupa que transforma tecidos domésticos usados. Baseada no princípio da economia circular, a marca tem como missão reduzir o desperdício e o impacto ambiental da indústria têxtil, que é a segunda mais poluente do mundo.

Para as minhas criações utilizo tecidos que vou resgatando em feiras e lojas de velharias. Utilizo, principalmente, toalhas de mesa e de chá bordadas (muitas vezes à mão), cortinas, naprons, cobertores – tecidos simples, muitos deles com marcas do tempo que tento disfarçar e nalguns casos respeitar de forma a poder tirar o melhor partido deles.

Foi em Serpins, uma vila situada na região centro, que criei o projeto. Aqui, inspirada pela Serra da Lousã e pelo Rio Ceira, encontro a tranquilidade que preciso para me ligar ao que é essencial: o trabalho manual, a simplicidade das coisas feitas com as mãos, o respeito pelo tempo. 

Tento aproveitar e simplificar os materiais que utilizo em todo o processo, evitando o desperdício. Por exemplo, as etiquetas, são feitas com os restos dos tecidos. Os botões são ecológicos feitos com borras de café e plástico reciclado. As embalagens são em papel reciclado e para evitar a impressão industrial, utilizo carimbos. Procuro utilizar o que tenho, honrar o que a natureza e o trabalho manual nos oferecem. A Grita defende que a beleza está nas coisas mais simples e por isso procura aproveitar o que tem, dando-lhe um novo sentido.

Ao vestir uma peça da Grita, estamos a vestir a história, o trabalho e o amor de muitas mulheres, que com dedicação bordaram estes tecidos, símbolos de resistência, de amor e dedicação. Não sei quem foram estas mulheres mas sinto que ao trabalhar estes tecidos, estou a continuar uma história que começou muito antes de mim. Cada peça que crio é uma pequena homenagem ao que é simples, e ao que verdadeiramente importa. Um grito pelo não esquecimento.

Serpins, Março de 2025

Cristina

Customer Reviews

Based on 3 reviews
100%
(3)
0%
(0)
0%
(0)
0%
(0)
0%
(0)
H
Hermínia Saraiva
Creatividade a “”GRITAR”

A Cristina tem umas mãos maravilhosas que põe ao serviço da sua creatividade!!
Cada peça é única, o que torna o seu trabalho ainda mais rico. Para além disso, dou os parabéns à Cristina pela luta contra o desperdício, a grande peste do consumismo desmedido.
Obrigada!!

C
Carina Ferreira
Beautiful

It’s one of a kind, extremely beautiful.
Cristina is super sweet.
I’m an huge fan!!!

I
Isaura Antunes
Pedaços de história

Das mãos da Cristina (e por vezes das da sua mãe) saem peças que nos tornam mais bonitas e que nos transportam para outras histórias, para outras vidas. Sou cliente desde a primeira hora e é com admiração que recebo cada uma das peças de roupa que recebo. Admiração pelo amor que se exprime nos detalhes. A Grita conta histórias com encanto.

Media

A Grita na NIT

Ler o artigo

Media

A Fashion Hub fez um artigo sobre upcycling e juntamente com a Vortez convidou-nos a uma falar sobre o nosso processo

Ler o artigo